5 Aplicativos para bloquear o celular de crianças – veja como funciona!

Seu filho tem acesso ao celular? Com a quantidade de conteúdo impróprio na internet, é compreensível a preocupação dos pais com o conteúdo acessado e o tempo de tela. É nesse contexto que surge a necessidade de aplicativos para bloquear o celular de crianças. 

Eles funcionam como uma ferramenta que oferece controle e segurança aos responsáveis. Além disso, esses aplicativos auxiliam numa rotina saudável do uso das telas, evitando excesso prejudicial à saúde física e mental das crianças.

Continue a leitura para descobrir como esses apps podem ser úteis e como escolher o melhor para as necessidades da sua família.

Por que monitorar e usar aplicativos para bloquear o celular de crianças?

Aplicativos para bloquear o celular de crianças - veja como funciona! - Fonte: Freepik
Aplicativos para bloquear o celular de crianças – veja como funciona! – Fonte: Freepik

Com as crianças usando celulares cada vez mais cedo, cuidar da segurança delas online se torna imprescindível – é necessário estar atento aos riscos da navegação não monitorada. Isso inclui desde o acesso a conteúdo impróprio, até o contato com desconhecidos, o que ter consequências sérias.

A exposição contínua e descontrolada as telas pode interferir no desenvolvimento social e emocional das crianças, e ainda prejudicar sua rotina de sono, por exemplo. Aplicativos específicos ajudam a proteger os pequenos de predadores sexuais e outros perigos virtuais.

Usar os aplicativos para bloquear o celular de crianças permite que você, como responsável, possa acompanhar e orientar o uso da tecnologia de maneira consciente e segura, estabelecendo limites saudáveis.

Google Family Link

Monitoramento e Controle com Google Family Link

O aplicativo Google Family Link é uma excelente ferramenta para cuidar do uso do smartphone da criança. Ele oferece uma série de funcionalidades, como relatórios de atividades, tempo de uso dos apps, gestão da localização do dispositivo e até mesmo controle de compras na Play Store. 

Sua interface permite, de forma simples e interativa, configurar regras digitais básicas para a família, sendo possível aprovar ou bloquear os aplicativos que a criança quer baixar da Play Store, monitorar o tempo de uso do celular e definir horários para estudar e dormir.

Ele está disponível tanto para dispositivos Android quanto para iPhone, acessível através da Play Store ou App Store, respectivamente. Para começar a usar, basta baixar o aplicativo e configurá-lo nas contas do Google supervisionadas. 

Lembre-se de que cada família tem suas próprias regras, e com Family Link, você pode personalizar as configurações baseadas nas suas necessidades específicas. Agora é com você: instale o aplicativo e configure-o para manter o smartphone do seu filho mais seguro.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

AppBlock

Bloqueio de aplicativos e controle de uso com AppBlock

Com o AppBlock, você pode bloquear outros aplicativos e chamadas que considerar inapropriados para seu filho, além de controlar o tempo de tela – funcionalidade fundamental para que ele não passe horas e horas conectado.

Ele oferece a possibilidade de configurar perfis diferentes de bloqueio, que podem ser acionados automaticamente em horários determinados, como na hora de dormir ou durante o horário de aula, por exemplo. 

Você também tem o controle dos downloads que podem realizados, evitando que aplicativos não autorizados sejam baixados sem o seu conhecimento, garantindo assim a segurança online do seu pequeno.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store para usuários Android e na App Store para quem usa iPhone. A instalação é simples, e a configuração pode ser feita de maneira intuitiva, permitindo que rapidamente sejam adicionadas as restrições que deseja aplicar no celular do seu filho. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Life360

Compartilhamento de localização e segurança com Life360

Aplicativos para bloquear o celular de crianças - veja como funciona! - Fonte: Freepik
Aplicativos para bloquear o celular de crianças – veja como funciona! – Fonte: Freepik

O Life360 possibilita que você veja a localização em tempo real dos membros da sua família e recebe alertas automáticos sempre que seu filho chegar ou sair de locais pré-definidos, como escola ou casa.

Do rastreamento, oferece outros recursos para aumentar a segurança. Em uma emergência, a criança pode usá-lo para fazer chamadas de emergência para contatos selecionados. 

Disponível tanto para Android quanto para iPhone, o aplicativo pode ser encontrado na Google Play Store ou na Apple Store respectivamente. Após baixar e instalar, você deve configurar uma “família” adicionando os detalhes dos membros no aplicativo.

É uma ferramenta de fácil uso: com apenas alguns toques, você pode começar a monitorar e proteger o celular da criança, assim como garantir um pouco mais de paz de espírito quando não estiver por perto.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

KidsControl

Rastreamento gps e alertas com KidsControl

Para ter certeza que a criança está segura quando você não está por perto, o KidsControl pode ser uma grande ajuda – o aplicativo usa o sistema de GPS para rastrear a localização do celular do seu filho. 

Se você configurar limites geográficos, chamados de “geofencing”, o app enviará alertas automaticamente se ele entrar ou sair dessas áreas determinadas. Um aspecto relevante seu é a capacidade de enviar avisos, como, por exemplo, alertas de bateria baixa do celular da criança. 

Desse modo, você pode lembrar seu filho de carregar o aparelho para que ele não fique sem comunicação. Também é possível adicionar locais perigosos no mapa do aplicativo, permitindo que você ensine sobre segurança e responsabilidade.

O aplicativo KidsControl está acessível tanto para Android na Google Play Store quanto para iPhone na Apple Store. Para começar a monitorar, basta você baixar e configurar o app nas contas do Google supervisionadas de sua família. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Screen Time

Supervisão de Conteúdo Online com Screen Time

Ao falarmos sobre aplicativos para bloquear o celular de crianças, o Screen Time merece destaque – com ele, você pode não só monitorar quais conteúdos online seu filho está acessando, mas também limitar o tempo de uso do dispositivo.

Um de seus recursos interessantes é o acompanhamento das palavras-chave buscadas, assim, você consegue ver o que seu filho está pesquisando na internet e, se necessário, bloquear conteúdos específicos. 

Você encontra o Screen Time disponível na Google Play Store e na Apple Store. A configuração inicial é simples: após baixar o app, você adiciona sua conta e a do seu filho – depois, é só ajustar as permissões e os limites conforme suas preferências. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Conclusão

Ao decidir utilizar algum dos aplicativos para bloquear o celular de crianças é um passo importante para cuidar da sua tranquilidade e do bem-estar do seu filho no ambiente digital. Afinal, eles oferecem uma série de benefícios: desde garantir que seu filho não acesse conteúdos impróprios até ajudá-lo a formar hábitos digitais saudáveis.

Eles proporcionam a você, enquanto pai ou mãe, a oportunidade de monitorar o uso do celular, configurar horários para dormir, limitar o tempo de tela e até mesmo bloquear apps específicos. 

Após escolher, basta você adicionar o aplicativo de sua escolha, configurar as permissões e aproveitar os benefícios que estes aplicativos podem trazer para a rotina digital da sua família!

Avatar photo
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.