Aplicativos para Economizar Energia

Você notou que as contas de luz estão cada vez mais caras? Diante disso, economizar energia tornou-se fundamental. Felizmente, com os avanços da tecnologia, agora existem aplicativos para economizar energia que te ajudam a monitorar e gerenciar melhor o consumo da energia elétrica.

Com esses aplicativos, ficou mais simples entender como a energia é consumida na sua casa. E o melhor: você pode começar a usar hoje mesmo no seu celular e ver as diferenças no fim do mês.

Agora que você tem uma ideia de como esses aplicativos podem facilitar sua vida, que tal entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro de todos os benefícios e como essas ferramentas podem ser suas aliadas no dia a dia.

Importância de economizar energia elétrica

Aplicativos para Economizar Energia - Fonte: Unsplash
Aplicativos para Economizar Energia – Fonte: Unsplash

Economizar energia elétrica, além de trazer grandes benefícios para o bolso, também traz para o meio ambiente. Diminuir o consumo de energia elétrica significa emitir menos poluentes na atmosfera, já que boa parte da eletricidade ainda vem de fontes não renováveis. 

Monitorar o uso da energia na sua casa pode ser uma boa maneira de encontrar oportunidades para economizar. Você já parou para pensar que o chuveiro elétrico ligado por mais tempo que o necessário ou eletrodomésticos antigos podem ser os responsáveis por uma conta de energia mais cara?

Com a ajuda de aplicativos para controlar o consumo de energia elétrica, fica mais fácil identificar esses pontos e planejar mudanças que aliviem o seu orçamento.

Aplicativos que auxiliam na economia de energia elétrica

Os aplicativos que ajudam a economizar energia elétrica podem ser grandes aliados. Eles oferecem um jeito prático de ter mais controle sobre o consumo, podendo até identificar hábitos que elevam o valor da sua conta.

Aneel Consumidor

Aneel Consumidor é um aplicativo desenvolvido para reportar problemas e esclarecer dúvidas sobre a conta de luz. Por ele, é possível promover o uso consciente da energia e melhorar o relacionamento entre os consumidores e as concessionárias de energia elétrica.

Uma função útil do Aneel Consumidor é a calculadora de consumo, que ajuda os usuários a saberem como anda o consumo de energia dos seus aparelhos elétricos, promovendo uma maior consciência sobre o uso da energia e possibilitando a adoção de práticas mais eficientes e econômicas. 

Link do app no Google Play Store
Link do app na Apple Store

Energizou

Desenvolvido para empresas, o Energizou se destaca ao promover uma gestão detalhada do consumo de energia elétrica. Uma das principais características é a calculadora de consumo, que permite aos usuários estimarem o uso de energia dos seus equipamentos, e sugerindo alternativas para economizar energia.

Esses recursos são elaborados para aumentar a conscientização e incentivar mudanças de comportamento que contribuam para um futuro mais sustentável, onde a energia é utilizada de maneira consciente e responsável.

Link para o site do Energizou 

Como os aplicativos podem levar a uma redução de custos?

Aplicativos para Economizar Energia - Fonte: Unsplash
Aplicativos para Economizar Energia – Fonte: Unsplash

Atualmente, controlar os gastos com energia elétrica é mais do que uma escolha inteligente; é uma necessidade. E os aplicativos que ajudam a economizar energia elétrica entram em cena como ferramentas que podem auxiliar muito nesse processo. 

Com a capacidade de monitorar, calcular e fornecer dados detalhados, essas ferramentas são fundamentais no planejamento financeiro e te mostram por onde começar a economizar.

Um exemplo prático é o Energizou APP, que ajuda especialmente as empresas. Ao identificar os principais pontos de consumo, ele possibilita uma ação direcionada para reduzir os gastos. 

Saber a quantidade de energia que cada aparelho consome te ajuda a escolher o momento e a forma de uso, pensando sempre na economia. E claro, com essas informações à sua disposição, fica mais simples tomar medidas que favoreçam o seu bolso.

Dicas adicionais para economizar energia elétrica

Embora os aplicativos sejam excelentes ferramentas para economizar energia elétrica, há medidas simples que você pode tomar no dia a dia para reduzir ainda mais a sua conta de luz. Olha só algumas dicas que podem fazer a diferença:

  • Troque lâmpadas antigas por LED;
  • Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso;
  • Regule o chuveiro para a temperatura morna;
  • Fique de olho nos eletrodomésticos mais antigos, pois eles têm mais chances de gastar energia elétrica.

A combinação dessas orientações com ferramentas que oferecem calculadoras de consumo e outras funcionalidades só reforça sua capacidade de identificar onde você pode economizar ainda mais.

Conclusão

Os aplicativos para economizar energia podem ser bastante eficazes tanto para quem quer controlar os gastos em casa quanto para empresas. Com essas ferramentas, dá para ter uma visão clara de como a energia elétrica é usada e onde é possível economizar.

Escolha os aplicativos conforme as suas necessidades específicas, implemente as dicas de economia no seu dia a dia e veja como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no seu bolso e no meio ambiente. 

Avatar photo
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.