Como consultar o PIS pelo CPF?

Consultar o PIS pelo CPF se tornou mais fácil do que nunca com os avanços tecnológicos. Essa informação é essencial para muitos trabalhadores brasileiros que querem acessar benefícios e verificar seus direitos trabalhistas. 

O PIS está diretamente ligado a benefícios como o abono salarial e o FGTS. Realizar a consulta utilizando apenas o seu CPF garante que você esteja sempre atualizado sobre a situação do seu registro no sistema.

Saber como usar o CPF para consultar o PIS pode te poupar muita dor de cabeça. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e descobrir o passo a passo para fazer a consulta de maneira simples e rápida.

O que é o PIS, PASEP e NIT?

Como consultar o PIS pelo CPF - Fonte: Reprodução
Como consultar o PIS pelo CPF – Fonte: Reprodução

O Programa de Integração Social (PIS), foi criado para ajudar os trabalhadores do setor privado por meio do financiamento do seguro-desemprego e do abono salarial. Ele representa um fundo que contribui para o desenvolvimento das empresas.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), serve a um propósito semelhante, mas é voltado para os funcionários públicos. Assim como o PIS, o Pasep é uma fonte de recursos para o pagamento de benefícios tais como o abono salarial.

O Número de Identificação do Trabalhador (NIT), é como o PIS ou Pasep, mas designado a quem não tem registro em carteira de trabalho, como autônomos ou trabalhadores rurais. Esse número é essencial para que o INSS consiga administrar as contribuições e garantir os direitos previdenciários dessas categorias.

PIS e NIS são a mesma coisa?

Muita gente se confunde ao ouvir falar em PIS e NIS. O PIS é o número que você, trabalhador de empresa privada, recebe quando é cadastrado nesse programa de integração

Já o NIS é atribuído a pessoas que vão receber benefícios sociais do governo, sem vínculo empregatício, como o Bolsa Família. Simplificando, a função é parecida, mas o uso deles é que muda conforme a sua situação de trabalho.

Como saber se tenho direito ao PIS?

Existem alguns critérios estabelecidos pelo governo que determinam quem pode receber esse benefício. É importante ficar de olho nesses requisitos para garantir que você não perca a chance de receber o seu abono salarial.

Aqui estão os requisitos que você deve atender para ter direito ao PIS:

  1. Tempo de Serviço: Você precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base para a apuração do PIS. Este ano-base é definido anualmente pelo governo;
  2. Cadastro no PIS: É necessário estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Isso significa que o seu número PIS/PASEP deve ter sido atribuído pelo menos cinco anos antes do recebimento potencial do abono salarial.
  3. Limite de Rendimentos: Seu salário médio no ano anterior não pode ser superior a dois salários mínimos.
  4. Informações Corretas: As informações sobre seu trabalho devem ter sido informadas corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial, conforme o caso.

Atenção especial para o detalhe da RAIS e do eSocial – seu empregador deve enviar seus dados de forma correta, para que você não tenha problemas na hora de consultar o PIS pelo CPF e no recebimento do benefício. 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais, é possível fazer uma consulta no INSS ou mesmo acessar o site do governo para outras informações sobre seu direito ao PIS.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Como consultar o PIS pelo CPF - Fonte: Reprodução
Como consultar o PIS pelo CPF – Fonte: Reprodução

Consultar o número do PIS pelo CPF tornou-se uma tarefa acessível e você pode realizar isso de diversas formas. Uma opção é o site ou o aplicativo Meu INSS, onde é possível fazer o seu cadastro ou entrar com o login, caso já seja cadastrado. 

Outras opções incluem o telefone da Caixa Econômica Federal ou da Previdência Social, além do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Veja o passo a passo para consultar o PIS pelo CPF:

  1. Meu INSS: Acesse o site Meu INSS, faça login ou registre-se informando seu CPF e crie uma senha. Após entrar, procure pela opção de extrato previdenciário (CNIS) e lá você encontrará o número do PIS;
  2. Telefone: Se preferir, é possível ligar para a Caixa Econômica Federal pelo número 0800-726-0207 ou para a central do INSS através do número 135, que atendem 24 horas por dia. Informe seu CPF e siga as instruções do atendimento para obter o número do seu PIS;
  3. CNIS: Acesse o site CNIS no qual é necessário fazer um cadastro caso seja seu primeiro acesso. Após entrar com seu CPF e senha, você conseguirá consultar o número do seu PIS e outras informações sobre seu cadastro.

Com o número do PIS em mãos, ficou mais fácil ficar em dia com as questões relacionadas ao seu emprego com carteira assinada e acessar informações sobre benefícios como abono salarial e seguro-desemprego. Não esqueça de manter seus dados sempre atualizados para garantir que a consulta do PIS pelo CPF ocorra sem problemas. 

Como consultar o número do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador?

Consultar o número do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador é um processo simples e rápido. Separamos um passo a passo para facilitar ainda mais a consulta, basta seguir as instruções:

  • Baixe o aplicativo do Caixa Trabalhador na Play Store ou Apple Store;
  • Abra o aplicativo e faça o login. Caso não tenha uma conta, será necessário realizar um cadastro, fornecendo algumas informações pessoais;
  • Após o login, no menu principal, selecione a opção “Abono Salarial” ou “Consultar PIS”.

Pronto, após isso o número do seu PIS será exibido juntamente com outras informações relevantes sobre seus benefícios trabalhistas.

Como emitir o comprovante do PIS?

Existem alguns métodos que você pode utilizar para emitir o comprovante do seu PIS, são eles:

Pelo Site da Caixa Econômica Federal

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  • No menu principal, clique em “Benefícios e Programas” e depois em “PIS”;
  • Selecione “Consulta ao Pagamento” ou “Consultar PIS”;
  • Faça o login com seu CPF, NIS ou e-mail e a senha cadastrada. Se não tiver cadastro, será necessário criar uma conta;
  • Após o login, você poderá visualizar e imprimir o comprovante do PIS.}

Aplicativo Caixa Trabalhador

Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador;

Acesse o app e faça login com seu CPF e senha. Se você não tiver uma conta, será necessário criar um cadastro;

No menu principal, selecione “Abono Salarial” ou “Consultar PIS”;

Visualize o número do PIS e outras informações.

Conclusão

Como vimos, existem várias maneiras de consultar o número do PIS usando o seu CPF, seja pelo Portal Meu INSS, por telefone, aplicativo Caixa Trabalhador ou até mesmo no site do CNIS. Essa facilidade te permite ter sempre em mãos as informações necessárias para exercer seus direitos trabalhistas.

Lembre-se de que manter seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento, atualizados é essencial. Seja para descobrir o seu número do PIS, saber se terá acesso ao abono salarial, estar informado sobre esses canais digitais te deixa mais preparado para agir de forma rápida e eficiente.

Se você tiver dúvidas, lembre-se de que o atendimento dos serviços mencionados está disponível para te ajudar, incluindo o telefone da Caixa que opera 24 horas por dia. Cuide bem dos seus dados e use com sabedoria os recursos ao seu alcance para fazer a consulta do PIS pelo CPF.

Avatar photo
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.