Como tirar o online do WhatsApp – Tenha mais privacidade!

Você quer ter mais privacidade no WhatsApp? Veja como tirar o online do WhatsApp é um passo importante para quem quer evitar perturbações indesejadas. Apesar do WhatsApp ser uma das principais ferramentas de mensagem, muita gente não sabe que é possível controlar o que os outros veem sobre sua atividade no app.

Quando falamos em tirar o status online do WhatsApp, estamos nos referindo àquele recurso que mostra aos contatos se você está online naquele exato momento ou não. Ajustar essa configuração acaba por também desativar a visibilidade do “visto por último”.

Continue a leitura e você verá como essas mudanças são útil e nada complicadas de serem realizadas!

Como ficar invisível no WhatsApp no celular

Como tirar o online do WhatsApp - Tenha mais privacidade! - Fonte: Reprodução
Como tirar o online do WhatsApp – Tenha mais privacidade! – Fonte: Reprodução

Para ajudar você a “ficar invisível” no WhatsApp, temos um tutorial simples tanto para Android quanto para iPhone. Confira o passo a passo e ajuste as configurações de privacidade no seu celular a seguir.

No Android

Para tirar o online do WhatsApp utilizando um smartphone Android, primeiramente entre no aplicativo e toque nos três pontos no canto superior da tela para abrir as opções. Aqui vamos te mostrar como é simples ajustar essas opções no seu dispositivo.

  1. Toque em “Configurações”;
  2. Selecione “Privacidade”;
  3. Toque em “Visto por último e online” e escolha “Ninguém”.

Pronto! Agora, ninguém poderá ver quando você está online ou qual foi a última vez que usou o app. Tenha em mente que essas mudanças também impedem que você veja quando os seus contatos estão online ou quando foram vistos por último.

No iPhone

Se você tem um iPhone, o processo para não aparecer online no WhatsApp é tão simples quanto no Android. Abra o aplicativo e siga os passos:

  1. Vá em “Ajustes”, localizado na parte inferior da tela.
  2. Depois selecione “Privacidade”.
  3. Toque em “Visto por último e online” e defina para “Ninguém”.

Assim, independentemente de estar utilizando o aplicativo, seu status não será exibido como online. E como no Android, essa configuração impede que você saiba o mesmo sobre seus contatos. 

Como ficar invisível no WhatsApp no computador

Por meio do WhatsApp Web, a versão do mensageiro que roda direto no navegador, dá para fazer ajustes para não aparecer online. Veja como é simples alterar essa configuração:

  1. Abra o navegador e acesse o WhatsApp Web digitando web.whatsapp.com na barra de endereço;
  2. Com o celular, escaneie o QR Code na tela para sincronizar o WhatsApp do seu celular com a versão web;
  3. Clique nos três pontos verticais, no canto superior esquerdo, para abrir o menu;
  4. Selecione “Configurações”, seguido de “Privacidade”;
  5. Dentro de “Privacidade”, clique em “Visto por último e online” e mude para a opção “Ninguém”.

Feito isso, você vai poder usar o WhatsApp no navegador sem que saibam que você está online!

No WhatsApp Web

Se você usa o WhatsApp Web instalado no computador, basta seguir o passo a passo que já descrevi. Além disso, caso você use um iPad e queira ocultar quando está online, o procedimento é o mesmo. 

Abra o navegador no iPad, acesse o WhatsApp Web e siga as instruções anteriores – isso vai te ajudar a manter a discrição, seja no trabalho ou em qualquer lugar que você use seu iPad.

Agora, caso você queira reverter esses passos, também é simples e rápido. É só realizar todo o processo e, ao final, escolher a opção “Todos”, ou ainda “Meus Contatos”.

Como tirar o online do WhatsApp usando extensões

Se você utiliza o WhatsApp Web e quer uma ourra forma para ficar invisível, saiba que existe solução! Há extensões, ou seja, pequenos programas que adicionamos ao navegador, que podem te ajudar a tirar o online do WhatsApp Web. 

WA Web Plus for WhatsApp

A extensão WA Web Plus for WhatsApp é bem conhecida entre os usuários. Com ela, você consegue controlar várias configurações de privacidade, incluindo a de não mostrar quando você está online. Confira como ativá-la:

  1. Abra o Chrome Web Store e pesquise por “WA Web Plus for WhatsApp”;
  2. Clique em “Usar no Chrome” para adicionar a extensão ao navegador;
  3. Com a extensão instalada, abra o WhatsApp Web;
  4. Vai aparecer um ícone verde do WA Web Plus, clique nele;
  5. Nas opções que abrirão, marque a configuração que impede que outros vejam quando você está online.

Agora ninguém poderá ver se você está online, e você pode desfrutar do seu mensageiro com mais tranquilidade.

WAIncognito

Outra opção é a WAIncognito. Ela também permite que você exclua o status de online no WhatsApp Web, além de outras funcionalidades centradas na privacidade. Veja como é simples de usar:

  1. Visite o Chrome Web Store e busque por “WAIncognito”;
  2. Adicione ao Chrome para instalar a extensão;
  3. Com o WhatsApp Web aberto, a extensão já estará ativa;
  4. Acesse as configurações do WAIncognito e ative a função para ocultar o status online.

Com essas dicas, manter sua privacidade no WhatsApp será ainda mais fácil, mantendo seu perfil discreto e permitindo que você fique confortável sabendo que ninguém vai ver se você está online ou não.

E claro, sempre que quiser, essas configurações são reversíveis. Se depois você decidir que quer que seus contatos vejam quando está online, basta desfazer as alterações nas extensões. 

Conclusão

Agora, você tem o conhecimento para desativar a informação de quando está online ou a última vez que acessou o aplicativo, seja qual for o seu aparelho ou mesmo se estiver usando o WhatsApp Web.

Controlar se as outras pessoas veem sua atividade online no mensageiro é um jeito de manter a privacidade na sua comunicação. E não esqueça, que ao mudar essas configurações, você também não verá se os seus contatos estão online ou quando foram vistos pela última vez. É uma troca justa.

Por fim, fique atento quando utilizar aplicativos de terceiros ou extensões para ocultar sua presença online. Embora te auxiliem a ficar invisível para os outros, é importante estar ciente sobre a segurança e a privacidade dos seus dados. 

Experimente as opções que mais lhe agradam e desfrute do WhatsApp de maneira que atenda as suas necessidades de privacidade!

Avatar photo
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.