Consulta PIS pelo CPF: Saiba como verificar seu saldo e benefícios

ANÚNCIOS

O PIS é um direito de todo trabalhador que atua com carteira assinada e recebe em média dois salários mínimos por mês, no entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como consultar o seu número do Programa de Interação Social. 

Hoje, é possível descobrir esse número usando o CPF, por meio de diferentes canais. Para realizar a consulta, é necessário seguir alguns procedimentos que variam conforme o canal escolhido. 

No momento da consulta, lembre-se de ter em mãos o número do CPF e outros documentos que possam ser solicitados durante o processo de consulta. Continue a leitura para conferir mais informações! 

A person entering their CPF number on a computer to check their PIS

Pontos principais

  • O PIS é um direito de todo trabalhador que atua com carteira assinada;
  • Para consultar o PIS pelo CPF, é necessário ter em mãos o número do CPF e seguir os procedimentos de consulta conforme o canal escolhido;
  • É preciso estar atento aos requisitos necessários para receber o benefício do PIS, como, por exemplo: ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias e ter recebido em média até dois salários mínimos por mês.

Entendendo o PIS e o CPF

O que é o PIS?

ANÚNCIOS

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa do governo federal destinado aos trabalhadores e foi criado para inseri-los no desenvolvimento das empresas, garantindo assim o acesso a benefícios sociais e econômicos, como, por exemplo, o abono salarial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

O PIS é voltado para trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos que possuem contratos e remuneração mensal de até dois salários mínimos. 

Seu calendário de pagamento é anual e atualizado regularmente, geralmente, ele é pago uma vez por ano e pode ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal, com a apresentação de documentos.

A importância do CPF para o trabalhador

ANÚNCIOS

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento utilizado como a identificação única de cada cidadão diante aos órgãos governamentais e às instituições financeiras. 

Quando falamos em um contexto trabalhista, o CPF é exigido em quase todos os processos empregatícios, desde a contratação até a obtenção de benefícios.

O Cadastro de Pessoa Física se trata de uma ferramenta essencial para o trabalhador, pois facilita sua vida financeira, além de proteger seus dados e garantir o acesso a uma série de direitos e benefícios.

A computer screen displaying the "PIS Consulta PIS pelo CPF" website with a search bar and results

Procedimentos para consultar o PIS pelo CPF

Confira os procedimentos para acessar o PIS por meio do portal Meu INSS e da Caixa, além de outras alternativas, como, por exemplo, aplicativos e canais alternativos.

Acesso ao Portal Meu INSS e Caixa

Para consultar o PIS através do seu CPF no portal Meu INSS, será necessário fazer um cadastro no site com o seu número de identificação e criar uma senha. Após isso, basta acessar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e baixar o documento em PDF para obter todas as informações sobre o PIS.

Outra opção é acessar o site da Caixa Econômica Federal, selecionar a opção “Benefícios e Programas” e clicar em “PIS”. Em seguida, deverá ser informado o número do CPF e a senha da conta na Caixa, caso o solicitante já possua uma. 

Link para o Portal Meu INSS

Link para o site da Caixa Econômica Federal

Uso de aplicativos e canais alternativos

Os aplicativos em questão podem ser o Caixa Trabalhador e o Meu INSS, disponíveis na Play Store e Apple Store. Se você não tiver cadastro, será necessário realizá-lo diretamente no aplicativo com o número do CPF e criar uma senha para acessar as informações do PIS.

Link do app Meu INSS no Google Play Store

Link do app Meu INSS na Apple Store

Link do app Caixa Trabalhador no Google Play Store

Link do app Caixa Trabalhador na Apple Store

Outra opção é ligar para o telefone da Previdência Social (135). Ao ligar, selecione a opção 5 e logo após um dos atendentes irá confirmar seus dados cadastrais e informar o seu PIS. 

Conclusão

Consultar o PIS através do CPF é uma prática simples que pode ser realizada por meio de serviços online disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, aplicativos como Meu INSS, entre outros. Assim, você conseguirá verificar se existe algum valor disponível para saque, e irá obter informações sobre o calendário de pagamento, etc.

Tanto o CPF quanto o PIS são cruciais na vida dos cidadãos brasileiros, enquanto o CPF é a identificação única de todos os indivíduos, têm direito ao PIS os trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos por mês.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis e que ajudem você a realizar todas as consultas que precisa! 

Foto do avatar
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.