Aplicativo Gerenciador de Senhas

Manter suas informações pessoais seguras é fundamental e um aplicativo gerenciador de senhas pode ser seu melhor aliado nessa missão. Com a capacidade de armazenar informações de forma segura, esses aplicativos estão se tornando indispensáveis no dia a dia de muitas pessoas.

Os benefícios vão além da segurança. Eles facilitam o gerenciamento de múltiplas contas, permitindo o acesso rápido e seguro a diferentes plataformas. Além disso, muitos dos aplicativos oferecem recursos extras, como preenchimento automático de formulários e armazenamento de documentos confidenciais.

Continue a leitura para saber como escolher o gerenciador ideal para suas necessidades. Aprenda a proteger suas informações de maneira simples e eficaz, garantindo a segurança e a tranquilidade que você merece!

Como funciona um gerenciador de senhas?

Aplicativo Gerenciador de Senhas - Fonte: Reprodução
Aplicativo Gerenciador de Senhas – Fonte: Reprodução

É frustrante quando esquecemos a senha de um acesso importante e percebemos que não a anotamos, não é mesmo? Muitas pessoas acabam utilizando senhas fracas ou repetidas para evitar esse problema, mas essa prática infelizmente aumenta a vulnerabilidade a ataques cibernéticos.

Visto isso, os gerenciadores de senha foram desenvolvidos com o intuito permitir que indivíduos salvem e gerenciem todas as senhas a partir de um único espaço seguro. Entre os benefícios estão o preenchimento automático, sincronização entre dispositivos, segurança e criptografia, entre outros.

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta poderosa para melhorar sua segurança online, e garantir que suas informações estejam sempre protegidas.

Quão seguro é um aplicativo gerenciador de senhas?

Muitos dos gerenciadores empregam várias medidas para proteger suas informações. A segurança oferecida por eles vem da criptografia AES com 256 bits, que é um dos métodos mais eficazes para proteção de dados atualmente, mantendo suas informações pessoais sob um escudo prático contra curiosos e mal-intencionados.

Os gerenciadores de senhas usam criptografia de ponta a ponta para proteger suas senhas e outros dados. Muitos gerenciadores de senhas oferecem a opção de ativar a autenticação de dois fatores. Isso adiciona uma camada extra de segurança exigindo um código adicional além da senha mestra para fazer login na sua conta.

Os gerenciadores de senhas geralmente têm medidas em vigor para proteger contra ataques, mas, é importante lembrar que nenhum sistema é totalmente infalível. Portanto, mantenha seu software atualizado e adote medidas adicionais de segurança.

Os melhores gerenciadores de senhas

Aplicativo Gerenciador de Senhas - Fonte: Reprodução
Aplicativo Gerenciador de Senhas – Fonte: Reprodução

Durante a busca pelo gerenciador ideal, você vai notar que há muitas opções disponíveis, cada uma com suas características únicas. Para te ajudar a encontrar o aplicativo que mais atende às suas necessidades, separamos uma lista com alguns dos melhores gerenciadores de senhas, são eles:

NordPass

NordPass é um software de gerenciamento de senhas desenvolvido por trás do famoso NordVPN. Ele promete manter todas as suas senhas seguras e acessíveis de uma forma bem simples.

O preenchimento automático e a capacidade de armazenar um número ilimitado de senhas mesmo na versão gratuita fazem deste gerenciador uma ótima escolha. Enquanto o plano gratuito é bastante completo, o premium adiciona extras como compartilhamento seguro de itens do cofre e dados de login, além de oferecer uma avaliação gratuita de 30 dias para você utilize todas as funcionalidades.

O NordPass está disponível para Android, iOS, e também para computador via extensões de navegador e aplicativo de desktop.

Link do app no Google Play Store
Link do app na Apple Store

Dashlane

O Dashlane é um gerenciador de senhas que apresenta várias camadas de segurança, incluindo um VPN para proteção de dados e um monitoramento avançado da Web Escura, onde pode alertar você de possíveis violações de dados que incluam suas informações.

Este aplicativo ajuda a criar e salvar senhas complexas automaticamente e a preencher automaticamente os campos correspondentes em sites e aplicativos. O Dashlane é compatível com dispositivos móveis e também está disponível como extensão de navegador, funcionando tanto em Android quanto em iOS. 

Enquanto o plano gratuito do Dashlane permite a gestão de até 50 senhas, o plano premium, por sua vez, oferece armazenamento ilimitado de senhas e dados, além de outros benefícios como autenticação de dois fatores e um serviço atencioso ao cliente.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Keeper

Keeper é uma empresa global de segurança cibernética. Ela possui um software de segurança que promete organizar todas as suas informações de maneira eficiente, tornando a gestão das suas senhas e dados algo descomplicado.

A segurança é uma prioridade para o Keeper, que utiliza criptografia para proteger suas informações contra acessos não autorizados. Ele também oferece recursos para mostrar a força das suas senhas atuais, sugerindo meios de torná-las ainda mais seguras e gerenciando a troca dessas senhas de forma automatizada.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e conta com um plano gratuito, que possibilita o usuário armazenar um número limitado de senhas, e um plano premium, onde você terá à disposição um pacote completo que inclui compartilhamento ilimitado de senhas, monitoramento de violação de dados e armazenamento seguro de arquivos.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

1Password

O 1Password é frequentemente destacado por sua compatibilidade ampla com diversos dispositivos e por oferecer uma “chave secreta” que adiciona uma camada extra de segurança em combinação com sua senha mestra.

Suas senhas são armazenadas em um cofre digital seguro. Além disso, o app também conta com recursos de preenchimento automático e uma interface que facilita a visualização de todas as suas senhas.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e conta com um plano gratuito que permite o gerenciamento básico das suas senhas, e a versão premium que oferece um armazenamento ilimitado de senhas e dados, além de planos específicos para famílias e empresas que exigem uma gestão de senhas mais avançada e segura.

Link do app no Google Play Store
Link do app na Apple Store

Como usar os gerenciadores de senhas?

Configurar um gerenciador de senhas é um processo bastante intuitivo e vai fazer uma grande diferença na segurança das suas informações online. Primeiramente, você deve escolher o gerenciador que mais atenda as suas necessidades, em seguida:

  • Instale o aplicativo em seu smartphone ou insira a extensão em seu navegador;
  • Cadastre-se e faça o primeiro acesso;
  • Comece a adicionar suas senhas existentes ao gerenciador. Você pode fazer isso manualmente inserindo os detalhes de cada conta ou permitindo que o gerenciador importe automaticamente suas senhas salvas no navegador.

Quando você acessar um site, o gerenciador irá oferecer a opção de preencher automaticamente suas credenciais de login. Basta clicar na opção e pronto! Se você estiver usando o gerenciador de senhas em vários dispositivos, certifique-se de que eles estejam sincronizados. Isso garantirá que você tenha acesso às suas senhas em qualquer lugar.

Conclusão

Seja pela capacidade de gerar senhas seguras automaticamente, o conforto de ter um cofre digital criptografado para o armazenamento de informações ou a comodidade do preenchimento automático de logins em sites e aplicativos – um gerenciador de senhas torna a sua vida mais fácil e segura.

Lembre-se de que a sua experiência deve ser não apenas agradável, mas também segura. Com tantos aplicativos à disposição, é uma decisão sábia reservar um tempo para escolher aquele que encaixa perfeitamente nas suas necessidades de segurança. Faça o teste, experimente as versões e encontre o melhor gerenciador de senhas para você. 

Avatar photo
Bruna Medeiros

Apaixonada por criar textos de comunicação impactantes, redatora sênior do portal Eu Curioso.