Existe um serviço criado pelo governo federal chamado Vale Gás. Foi fundada pelo presidente com o objetivo de minimizar a dificuldade financeira da população na compra do gás de cozinha, que continua com preço elevado.
O principal objetivo da iniciativa é reduzir o impacto causado pela pandemia e também pelos altos reajustes no preço do gás de cozinha e também do combustível. O programa foi criado para atender famílias cadastradas no CadÚnico e que cumprem as regras estabelecidas pelo governo para receber o benefício.
Além disso, o programa beneficia diversos tipos de associados e não apenas eles. o chefe da família é uma mulher que sofreu violência doméstica e que está sob proteção.
Saiba mais sobre o Vale Gás
O benefício é pago bimestralmente aos cidadãos beneficiários, em valor equivalente à metade do preço médio do gás de cozinha. As famílias recebem 50% do valor médio do botijão de gás a cada dois meses. O botijão pesa os habituais 13 quilos.
Segundo regulamentação governamental, o valor definido é baseado no valor obtido do SLP (Sistema de Pesquisa de Preços) e também da Agência Nacional do Petróleo. Em geral, as informações do SLP levam em consideração o preço médio no final do ano passado, quando a garrafa custava R$ 102,48. Assim, o pagamento bimestral para as famílias foi de R$ 51,24.
De acordo com o Ministério da Cidadania, devem ser consideradas todas as famílias cadastradas no CadÚnico responsáveis pelos beneficiários selecionados. Além disso, o pagamento é feito com o programa Auxílio Brasil por meio do cartão da Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento.
A data de pagamento leva em consideração o NIS final divulgado pelo calendário mensalmente através do instituição financeira. O valor do Vale Gás é depositado junto com o outro benefício e pode ser sacado no mesmo dia.
Auxílio Gás e Vale Gás
Na história do Brasil já existiu um Auxílio Gás muito parecido com o atual Vale Gás. Ambos criados pelo governo federal. O primeiro foi criado em 2001 e beneficiou os brasileiros que se encontravam como beneficiários da previdência junto com o Bolsa Escola e o Bolsa Comida.
Todos os programas juntos foram criados durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso. Quando o presidente Lula se tornou gestor, todos concordaram e passaram a fazer parte do Bolsa Família. Hoje virou Auxílio Brasil junto com Auxílio Emergencial.
O valor recebido pelos beneficiários do programa é financiado pelo Ministério de Minas e Energia e já está beneficiando milhões de famílias carentes em todo o território nacional. Durante muito tempo e no início da geração de serviços, as famílias estiveram em estado de vulnerabilidade com graves deficiências nutricionais devido à impossibilidade de cozinhar devido ao preço do gás. Daí o programa foi criado.
Como solicitar o benefício
O Vale gás pode ser solicitado por qualquer pessoa cadastrada no CadÚnico. No entanto, as mesmas regras exigidas para ser elegível para o auxílio Brasil ou bolsa família devem ser seguidas. Uma vez cadastrados os dados, são elegíveis famílias com renda mensal inferior a meio salário mínimo per capita.
A equipe de cadastramento fará o pareamento do benefício de cada pessoa. É único que um formulário uniforme torne possível distribuir todos os benefícios federais. Faça o seu cadastro, ou atualize os dados e aguarde a propagação dos valores.
Vale ressaltar que os valores são atualizados periodicamente, sendo o preço médio de venda de um cilindro de cozimento tradicional sendo 13 quilos. Portanto, o valor do benefício muda.
Como os dois benefícios Vale Gás e Auxílio Brasil pertencem um ao outro, a infraestrutura é a mesma e os beneficiários recebem os pagamentos de forma uniforme.