O governo oferece uma série de benefícios e programas sociais aos brasileiros, e um deles é a CNH social gratuita. Muita gente não conhece essa vantagem e por isso trouxemos mais informações sobre ela para você saber como se tornar um novo motorista.
Tirar a carteira de motorista é um dos principais objetivos de muitos jovens, mesmo ainda mais pela liberdade conquistada. Hoje em dia, porém, tirar a CNH é caro. As autoescolas cobram preços altíssimos por aulas teóricas e práticas, por isso muitas pessoas têm que adiar esse momento. Renda.
O programa funciona por meio de um benefício social. Portanto, nem todos os cidadãos podem ter direito a ela, pra saber tudo sobre o benefício e se você tem direito, é só continuar lendo.
Como funciona a CNH Social gratuita?
O programa foi lançado em 2011, mas infelizmente ainda não está disponível em todos os estados. Ainda está crescendo por oferecer um benefício popular, mas o governo consegue ajudar as pessoas que precisam ou querem tirar a carteira de motorista, gratuitamente.
Com o objetivo de fornecer a CNH de forma democrática aos brasileiros de baixa renda e interessados em participar do programa também são elegíveis para renovações gratuitas. O que precisa ser ressaltado para os milhões de brasileiros que se encontram em situação precária.
Portanto, ao se cadastrar para participar do programa CNH social gratuita, eles estão isentos de pagamento desde que cumpram os requisitos do programa quaisquer Taxas. Mas é preciso saber quais critérios o sistema leva em conta para beneficiar os cidadãos.
Quem tem direito ao benefício?
Qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico e na categoria de baixa renda pode solicitar o acesso ao benefício. Para isso, o jovem deve ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever e estar desempregado.
Além disso, o cidadão também deve atender aos requisitos de outros programas sociais estaduais do Auxilio Brasil. Portanto, é preciso ter renda inferior a dois salários mínimos.
Pessoas com deficiência, pequenos agricultores e estudantes de escolas públicas também podem ter direito ao benefício. Basta se cadastrar no CadÚnico e fazer login para receber sua habilitação. Vale ressaltar que alunos e escolas públicas devem ter boas notas para ter direito à CNH social.
Como faço para cadastrar a CNH social gratuita?
Para fazer o cadastro, acesse o DETRAN (Estadual Departamento de Trânsito) e esclareça dúvidas sobre como participar do programa social gratuito da CNH. O DETRAN é o órgão responsável pela emissão do documento, por meio do qual também é emitida a CNH.
Além do DETRAN, também é possível fazer o cadastramento no SEST/SENADO para consultar se há algum dá o oportunidade de obter a carteira de motorista gratuitamente. Para isso, você deve trazer seus documentos pessoais para esses escritórios, como B. Seu RG, CPF, comprovante de residência e renda, histórico escolar e o número do programa quadro que você já está participando.
Após Após o preenchimento do requerimento, uma comissão avaliará a situação de cada cidadão e concederá o benefício aos gratuitos que estiverem em conformidade com as regras.
Quais estados possuem o programa?
Como o programa de CNH social gratuita não funciona em todos os estados, existem alguns entes federados que ainda não oferecem a carteira de habilitação para cidadãos de baixa renda. Atualmente, apenas 13 estados possuem o programa.
Os estados que já oferecem o benefício são:
- Bahia;
- Espirito Santo;
- Maranhão;
- Rio Grande do Sul;
- Minhas Gerais;
- Paraíba;
- Amazonas;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima.
Os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo já têm um projeto para oferecer o benefício, mas ainda está em discussão nos parlamentos estaduais. A expectativa é que mais de 5.000 pessoas sejam beneficiadas anualmente com o programa e obtenham a carteira de habilitação categoria A e B ou AB.
Pra mais informações contate os Centros de Credenciamento do CadÚnico de sua cidade para verificar eventuais problemas e tirar dúvidas sobre o programa CNH Social gratuita!